domingo, 16 de outubro de 2011

"Contos de um Mundo com esperança"

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, iniciamos o livro "Contos de um Mundo com Esperança". Do primeiro conto, "Um pombo curioso", retivemos uma bonita frase, que cada um tentou explicar por suas palavras. 
Aqui fica a frase e algumas ideias...


"Quanto  maior for a diversidade dos meus pombos, maior será a riqueza do meu pombal." 
 Desenho do Thyago

"O nosso mundo está repleto de pessoas diferentes nos sentimentos, nas riquezas, nas sensações, nos gostos. Por isso, nós devemos respeitar os outros, pois somos todos especiais.
Tal como o dono do pombal, se nós tratarmos mal os outros por serem diferentes, eles sentem-se sós, como o pombo se sentiu."
Ana Beatriz

"Quer dizer que todos nós somos diferentes, somos todos especiais, como eu."
Gonçalo

"Enquanto cada um for como é, maior será a riqueza do pombal. Significa que cada um tem de ser com é, ninguem tem de ser igual a todos os outros."
Rúben

"...é que quando as pessoas pensam que outras não conseguem nada, umas chegam a um certo ponto que não conseguem fazer uma coisa e a outra pessoa consegue."
Beatriz

"Eu acho que esta frase significa que nós somos diferentes e não temos que ser iguais. Se nós fossemos iguais, se as raparigas vestissem igual aos rapazes ou eles igual às raparigas, ficávamos com a roupa igual. Cada um é diferente e estamos muito bem assim."
Catarina
Desenho do Diogo

"Eu acho que esta frase significa que quanto mais diferentes formos, melhor. Por exemplo, na nossa turma há uns melhores a matemática, outros a estudo do meio, mas todos somos bons numa coisa. Também temos de respeitar as outras culturas. Se fossemos todos iguais não podiamos dizer às pessoas para experimetar isto ou aquilo, porque eramos todos iguais."
Mafalda

"Penso que a frase referida quer dizer que cada cultura é diferente e cada um é especial em alguma coisa e nós não devemos julgar ningém pelo que não consegue fazer melhor do que nós. Se, por um lado, somos bons em algo e os outros não, não os devemos julgar."
Marta

A frase significa que se houver muitos pombos que sejam bons em coisas diferentes, melhor é o pombal porque, assim, os pombos podem ajudar o dono em muitas coisas diferentes."
Rafael Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog