terça-feira, 12 de outubro de 2010

"A maior flor do mundo" recontada...

Era uma vez um menino chamado Tomás. O Tomás tinha apenas 4 anos, não sabia ler nem escrever mas sabia contar histórias.
Um dia, o Tomás e o seu padrasto foram buscar uma árvore pequena que a mãe tinha pedido, para plantar num vaso novo.
Quando chegaram ao local devido, o padrasto de Tomás foi buscar a árvore. O Tomás saiu do carro e começou a andar.
Perto da árvore havia uma pequena e indefesa flor que parecia não estar muito firme, pois o solo dali estava seco e coberto de petróleo.
O Tomás viu um bicho; não sabia qual era (pois ele só tinha 4 anos de idade) mas achou-o engraçado (pois ele adorava a natureza). O bicho estava a fazer uma bola, então, finalmente, o Tomás percebeu que se tratava de um escaravelho.
O menino pegou numa caixa, fez uns furos e pôs o animal lá dentro.
Finalmente, chegou a hora de voltar para casa.O Tomás entrou no carro, pôs o cinto e lá foi ele.
Quando chegou a casa, foi mostrar o escaravelho à mãe, mas a mãe não ligou (porque estava a preparar a terra). Contou ao padrasto, mas ele também não ligou (porque estava a descarregar a árvore). Então, o menino abriu a caixa do escaravelho e ele voou muito alto até chegar ao outro lado (onde havia obras). O Tomás foi atrás dele.
Quando atravessou as obras, chegou a um lindo jardim, cheio de flores. Ele andou, andou tanto, tanto, até que chegou à flor que estava à beira da árvore. Ela estava murcha.
Ele, que gostava tanto da Natureza, foi buscar água ao rio ao lado. Depois regou a flor. A flor cresceu tanto que "chegou ao Sol".
O Tomás começou a ficar cansado, pois já se fazia tarde. Começou a bocejar até que se deitou no chão e dormiu. A flor, ao vê-lo a dormir, soltou uma das suas pétalas que lhe serviu como cobertor.
Enquanto isso, o padrasto e a mãe do menino repararam na sua ausência e foram procurá-lo.
Andaram e andaram, até que o encontraram. A mãe deu-lhe um enorme abraço e o padrasto foi devagar ter com eles, pois estava a olhar para a flor. Depois, todos juntos, apreciaram a enorme flor.
Estão, desde esse dia, toda  a gente dessa cidade admirou a "maior flor do mundo".
Ana Beatriz Quelhas
(Reconto da história "A maior flor do mundo", de José Saramago)

  Desenho de Beatriz Leirosa

2 comentários:

  1. Beatriz ,desenho maravilhoso, um beijo do tio Rui

    ResponderExcluir
  2. Sou a avó mais orgulhosa do Mundo. Linda sua história recontada
    Parabens pelo desenho

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog