Antes da visita que realizámos sexta-feira, todos estavam curiosos acerca do que iriam ver. Depois, toda a turma gostou do que viu. A visita, apesar de cansativa, foi muito interessante para todos.
Aqui ficam alguns textos... de antes e depois da visita.
O que esperavam da visita...
Eu espero que a visita seja divertida. Quero ver coisas antigas, quero ver coisas bonitas. Quero ver milhares de coisas!
Quero ver estátuas antigas, no museu Teixeira Lopes.
Quero ver obras de arte!
Neuza
O que eu espero da visita é que seja inesquecível, porque eu nunca fui a um museu a sério.
Eu gostava mesmo muito de ir e, finalmente, vou. Esse dia chegou.
O mal disto tudo é que vamos a pé, mas não tem mal porque faz bem andar a pé. Eu acho que vou adorar.
Eu vou gostar de ver as coisas de Teixeira Lopes: as esculturas, as pinturas, as artes decorativas, as figuras do presépio, as porcelanas brancas chinesas e os bronzes de Macau.
Marta
Eu queria ver, no museu, muitas coisas e também pinturas. Arte de pessoas que já morreram, de escultores e a casa de Teixeira Lopes. Eu quero ir à visita de estudo e gostar, porque eu nunca fui a um museu. Eu quero ir com os meus amigos e portar-me bem e ir sempre a tudo.
Alexandre
Depois da visita...
Hoje, fui à Casa-Museu Teixeira Lopes e gostei muito. Vimos muita coisa, por exemplo: quadros, candeias, cadeiras de madeira, chapinhas, lareiras, estátuas e bustos e livros.
O senhor Teixeira Lopes adorava meninos e foi por isso que comprou quadros feitos por outros artistas. Vimos pinturas de Diogo de Macedo, um grande pintor e também vimos a sala das esculturas, a sala de jantar, etc. Enfim, eu gostei muito de ir!
Carolina
A visita ao museu Teixeira Lopes foi muito bonita. Vimos lá muitas coisas engraçadas: vimos estátuas feitas de pedra, vimos um piano de cauda...
Lá, disseram-nos que ele nasceu em 1866 e faleceu em 1942.
Nós vimos obras como "Camões" e " Orpheu", contadores, taças, quadros, esculturas, ouros, canapés, vitrines, a "alcova" onde ele dormiu que tinha um docél, escrivaninhas, oratórios, troféus, samovares e baús.
Rafael Saraiva
"Baco" - Teixeira Lopes Eu gostei muito de ir à visita de estudo! Nesta visita, eu vi muitas obras de arte e aprendi muito sobre a vida de antigamente, a vida de Teixeira Lopes.
Teixeira Lopes trabalhava muito e com as suas obras ganhava muito dinheiro. Pelos seus conhecimentos de pessoas da nobreza, ganhou várias jóias e medalhas.
Ele, antes de morrer, doou a sua casa à Câmara Municipal para que, quando morresse, esta se transformasse no museu que é hoje.
Teixeira Lopes também era coleccionador e coleccionava imagens de presépio, leques, louças,...
Lá, havia móveis muito antigos, como samóvares, lampiões,...
Havia todas as divisões da verdadeira casa e os móveis, mas claro que eram muito antigos.
Também hhavia umas salas com pinturas de Diogo de Macedo e esculturas de Teixeira Lopes, como a "Viúva", a "Caridade", "Baco" e "Os artistas".
Eu adorei ir ao museu!
Ana Beatriz